PLANO REFEITO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSFaculdade de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Estágio Supervisionado 2
Pólo: Catalão
Professora: Célia Gondo
• PLANO DE AULA: Desenhos abstratos e figurativos;
Alunos atendidos: 6º ano
Tempo estimado: 04 a 06 aulas
Professoras estagiárias: Elis Regina
Edna Iraci
Marta Brandina
Justificativa:
Desenhar é uma ação que pode auxiliar o aluno na organização e na interpretação dos mais variados conteúdos. Neste plano de aula, trabalharemos o desenho abstrato e o figurativo. O desenho é por si só uma arte. Sendo assim todos podem desenhar desde que desenvolva a capacidade de observação.
Objetivos
a) Identificar, reconhecer e valorizar as manifestações artísticas abstratas e figurativas
b) Experimentar um processo artístico que parte da figuração para a abstração.
c) Debater sobre os tipos de desenhos;
d) Ampliar o universo cultural por meio de pesquisas
e) Compreender a importância da imagem no ensino-aprendizagem.
Conteúdo:
• Arte figurativa e abstrata
Habilidades a serem desenvolvidas:
• Incentivar a busca de informações;
• Compreender que a arte figurativa apresenta imagens que pode ser identificadas e arte abstrata não usa representação objetiva da natureza, busca refletir sentimentos, a essência da realidade;
• Observar, diferenciar e valorizar o Desenho figurativo a qual tem a finalidade de representar formas que reproduzem a aparência da realidade. Tanto as naturais quanto as criadas pelo homem e o desenho abstrato que é a Representação gráfica não figurativa que tem como motivo de referência, formas orgânicas (formas da natureza) e geométricas (composição com linhas, planos e ou sólidos geométricos).
Procedimentos:
• Na primeira aula, apresentar aos alunos a proposta de trabalho e seus objetivos, apresentando os materiais que serão pesquisados durante os estudos: imagens presentes em nosso cotidiano. Pedir que observem ao redor e identifiquem os locais em que figuras abstratas e figurativas aparecem destacando os conhecimentos prévios que os alunos já possuem;
• Em seguida os alunos farão uma pesquisa no LIE (Laboratório de Informática Educacional) sobre Desenho figurativo e o Desenho abstrato;
• Farão as anotações devidas;
• Propor aos alunos que façam esboços de desenhos figurativos e/ ou abstratos e selecionar alguns para transpor em papel pardo;
• Realizar uma exposição dos trabalhos dos alunos, demonstrando o processo ao restante da escola. Os próprios autores dos trabalhos ficam responsáveis por explicar suas criações.
Apoio às dificuldades de aprendizagem:
Durante a aula: Atenção individualizada visando motivar o interesse do aluno. Os alunos são observados em todas as aulas, durante os períodos de roda de conversas, explicações e desenvolvimento das situações de aprendizagem.
Materiais necessários:
• LIE;
• Lápis,
• Régua;
• Borracha;
• Papel pardo;
• Sulfite A4;
• Caderno ou bloco para anotações.
Avaliação:
O importante deste estudo é apreender e compreender o processo de abstração e figuração, por isto a avaliação deve ser guiada pela manutenção dos conceitos envolvidos na seqüência. Avaliar o aluno respeitando a livre expressão de cada um sem discriminar e estabelecer comparações, se pautando na observação do interesse, participação e o desenvolvimento de cada um, em todas as atividades propostas tanto individuais quanto em grupo.
Relatório : 10 de junho de 2010
Hoje, foi um dia muito especial, fomos até o Colégio Estadual Maria Elias de Melo, eu (Marta Brandina), a Elis Regina e a Edna, para por em prática nossa primeira aula. Fomos recebidas pela professora Waléria que nos encaminhou até a sala. Lá demos início a nossa aula. Explicamos aos alunos o nosso objetivo e a nossa proposta de trabalho.
Na sala estava um total 20 Alunos. Sendo 03 com NEE, Necessidades Educacional Especial. Dividimos a turma em grupos de 05 e para cada grupo entregamos um papel dobrado, contendo o nome de um grupo social (família, escola, trabalho e lazer). Propomos a cada grupo que representasse para toda a turma o que estava escrito no papel, por intermédio de desenhos, foi muito bom todos participaram e foi difícil de controlar a turma todos queriam falar ao mesmo tempo, tentando decifrar o desenho do grupo. Quando todos os grupos se apresentaram, pedimos que se acalmassem e falamos sobre a importância do desenho em nosso cotidiano, como ele se expressa em nosso meio.
Em seguida distribuímos revistas e jornais que continham gravuras de obras de arte que haviam sido previamente escolhidas por nós, sugerimos que eles ao analisar as gravuras preenchessem (em grupo) uma ficha na qual tinham as seguintes perguntas:
1- Descreva o que você vê na gravura?
2- Qual a mensagem que ela transmite?
3- Quais as cores usadas?
4- Como são as linhas( reta, curva, pontilhada, suave)?
5- Se trata de uma arte figurativa ou abstrata?
Recolhemos as fichas e os convidamos a fazer um passeio pela escola afim de observar as gravuras presentes nas paredes, fomos até o lado de fora do colégio para que tivessem um espaço maior para observação. Ao entrarmos para a sala estabelecemos comparações entre as imagens recortadas e as observadas durante o passeio, perguntamos quais as figurativas e quais as abstratas e porquê.
Ao final a turma monitorada por nos fizeram através de colagem dois painéis um com arte figurativa e outro com arte abstrata. Fizemos a exposição dos painéis para que todos apreciassem e relatassem suas impressões sobre as aulas, (02) aulas. As próximas aulas serão ministradas no dia 17/06/2010, onde os alunos irão para a sala de informática para pesquisas e em seguida farão desenhos abstratos e/ou figurativos partindo da criatividade de cada um.
Os conceitos abstratos e figurativos estão propostos na matriz curricular das Artes Visuais. Reorientação Curricular do 1º ao 9º ano. Sendo que no sexto ano será trabalhada a noção desses conceitos. Em séries seguintes o conteúdo será aprofundado.
A noção de abstrato e figurativo se materializou por meio dos desenhos observados em revistas e jornais e no espaço da escola, nos quais tanto a abstração como a figuração foram compreendidas enquanto conceitos que indagam aparências e estereótipos que os registros gráficos podem representar no espaço e por meio dele.
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