quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS.

CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS

Ao ler a Carta das Cidades Educadoras, podemos perceber que um dos itens dela é:
“Hoje mais do que nunca a cidade, grande ou pequena, dispõe de inúmeras possibilidades educadoras. De uma forma ou de outra contém em si mesma elementos importantes para uma formação integral.”
Ao observar minha cidade percebi as possibilidades educadoras está estampado em todos os lados por onde passamos, basta observarmos nos cartazes de propaganda, nas placas de sinalização, nos out-doors, nas frases de pára-choque de caminhão, em anúncios em ônibus nos grafites,em fim é só pararmos para observar que verificaremos as diversas formas de fontes de educação.
Cabem a nós sabermos desfrutar desta diversidade de educação que é apresentada a nós todos os dias mas, passamos tão despercebidos que nem damos conta de que estamos sendo educados de diversas formas.
Relacionando a Carta da Cidade Educadora e a artista conceitual Jenny Holzer, percebo que ela é uma das artistas que de forma mais marcante interveio no espaço público e urbano contribuindo com suas mensagens educadoras, as quais assumiram uma forma de confronto e controvérsia, ao verificar que o espaço urbano moderno era explorado quase unicamente com fins publicitários/comerciais (no domínio da comunicação).
Ela desenvolveu seus trabalhos artísticos com mensagens escritas imbuídas de forte carga poética, social e mesmo política, veiculada também por um cuidado minimalismo estético, procurando o choque, a comoção. É uma artista que instiga as pessoas para reflexão utilizando o pensamento aliado às palavras, estimulando nossa percepção e praticando experiências de linguagem.
Holzer trabalhou preferencialmente em espaços públicos, os quais ela promoveu intervenções urbanas usando canais de publicidade, como out-doors e painéis luminosos, para divulgar frases de efeito, (desenhos) em diversas plataformas/suportes, trazendo ao público uma indagação ou simplesmente uma reflexão momentânea.
www.jennyholzer.com
Documentário sobre Jenny Holzer no Brasil (3 partes)

Abaixo, algumas das célebres frases disseminadas por Jenny Holzer.
"SÓ AQUILO QUE VOCÊ PERCEBE EXISTE"

"PROTEJA-ME DO QUE EU QUERO"

"VOCÊ DEVE AO MUNDO E NÃO O CONTRÁRIO"

"A REVOLUÇÃO COMEÇA COM MUDANÇAS NO INDIVÍDUO"

"O DESEJO DE REPRODUZIR É UM ANSEIO DE MORTE"

"VOCÊ É O PASSADO, PRESENTE E FUTURO"

"A ABSTRAÇÃO É UM TIPO DE DECADÊNCIA"

"TENTAR PARAR O TEMPO É UM ATO DE HEROÍSMO"

"UM POUCO DE SABEDORIA VAI LONGE"

"TOMAR UM PARTIDO DEFINIDO DÁ PUBLICIDADE AO LADO OPOSTO"

"CRIE MENINOS E MENINAS DO MESMO JEITO"

"ÀS VEZES É PREFERÍVEL A INATIVIDADE AO FUNCIONAMENTO AUTOMÁTICO "



Nenhum comentário:

Postar um comentário