segunda-feira, 13 de setembro de 2010

UNIDADE I- POR QUE O PRAGMATISMO? IMAGINANDO NOVAS FORMAS DE ENSINO DA ARTE



PORQUE O PRAGMATISMO?
Imaginamos novas formas de ensino da arte.


-Caráter antinormativo (posição critica ante o método e pretensão de ser um modelo de explicação da realidade)
-Manter alerta diante do conhecimento já estabelecido e o olhar sem medo para uma mudança de paradigma.
-somos construtores de discursos, entre laçadores de idéias e experiências.
-Situar nossa atuação educativa para produzir e refletir no campo das artes, maior familiaridade conceitual e metodológica com o objeto do nosso trabalho.
*A arte como experiência de relato aberto.
A obra de arte seja feita como um resumo de experiências que podem ter infinitas interpretações. Assim a obra de arte em relatos abertos deve neutralizar o caráter elitista.
Devem experimentá-las em seu contexto histórico e cultural (não como elemento isolado.
*No debate sobre o campo de estudo deve estimular a promover a restauração da continuidade entre as formas refinadas e intensas das experiências.
Todas as formas de manifestações culturas sejam populares, cultas, canônicas ou de massa, constituem diferentes respostas a necessidade.
O dialogo com a cultura visual a estética pragmatista ajuda a mudar o foco, tirando a atenção do objeto para direcioná-lo á atenção experiência que envolve e estimula.
Fazendo uma ligação com do texto com o meu percurso, percebi que a arte pode ser feitas como resumo de experiências que podem ter infinitas interpretações  e formas de expressão visual, em especial as que utilizam a cidade como suporte. A cidade se transformou em um espaço de consumo tanto de bens materiais quanto de bens simbólicos. Assim devido às diversas expressões visuais no meu caminho, percebo que cada ser humano tem uma interpretação diferente, e minhas observações quanto ao meu percurso, foi que nem todo mundo percebe arte por onde passa, por estarem ocupados demais com seus problemas, ou na correria do dia a dia.
Assim pretendo levar um pouco de arte por onde eu passar, ensinando e que a  arte, cultura visual e outras formas de cultura estética podem compartilhar o mesmo espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário